quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DEVO AMAR O PRÓXIMO COMO A MIM MESMO?

Talvez você esteja dizendo dentro do teu coração, o que será que este camarada quer dizer com este artigo? Eu te respondo, que eu quero dizer exatamente o que está no título: NÃO AME O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO!

Temos um conceito errado sobre este que é o principal mandamento deixado por Jesus.

Primeiramente vamos até Mateus 22.34-40 onde encontramos o relato de um diálogo entre Jesus e alguns religiosos. Neste diálogo encontramos uma interrogação feita por um fariseu, onde ele pergunta: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? (Mt 22.36). Veja que existe um objetivo claro na pergunta realizada pelo fariseu, pois ele pergunta sobre o mandamento da lei. Jesus ao dar a resposta para o religioso lhe respondeu exatamente o que ele perguntou, e a resposta foi: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E Ele complementa dizendo: E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Jesus novamente emudeceu aos religiosos, pois eles esperavam que Jesus respondesse apenas sobre um mandamento, porém com uma sabedoria extraordinária Ele mostrou que os dois mandamentos tinham o mesmo patamar.

Você agora deve estar pensando, este pastor não é bom da cabeça, pois ele disse no título do artigo que não devemos amar ao próximo como a nós mesmos, e no decorrer do artigo citou o texto bíblico que relata exatamente o contrário.

Lembra que eu te disse que a pergunta foi sobre o mandamento da lei? Bom, pelo que me consta eu e você não vivemos debaixo da lei, portanto NÃO AME O PRÓXIMO COMO A TI MESMO!

Antes que você deixe de ler o complemento do artigo, vamos diretamente ao que Jesus nos ensinou, deixando outra recomendação em relação ao amor, e você entenderá o que eu estou dizendo. Vamos até João 13.34 (um texto especial deixado somente para os discipulos, representando a IGREJA) Neste texto temos o seguinte relato: Um NOVO mandamento vos dou...Antes de prosseguir eu chamo a tua atenção para a palavra novo que está no texto. Jesus neste momento irá revogar um mandamento que existia e iria estabelecer um novo padrão, ele continua dizendo...Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Pronto, está estabelecido o novo padrão: Amar o próximo assim como Cristo nos amou é totalmente diferente de amar o próximo assim como eu amo a mim mesmo, até porque em muitos momentos eu não estou me amando o suficiente, e se este fosse o padrão não poderia amar o próximo. Por isto Ele mudou o padrão, e tornou-se a referência para o amor ao próximo.

Na lei não existia um ser humano que pudesse ser a referência, porém Ele nos amou de uma maneira tão especial que pode nos recomendar que ao nos relacionarmos com o próximo deveríamos amá-lo assim como Ele nos amou.

Amor não é meramente um sentimento, e sim a manifestação de uma ação para aquele que está sendo amado. A forma mais profunda que temos para demonstrar o amor ao próximo é o perdão. Em Efésios 4.32b o apóstolo Paulo nos ensina que devemos perdoar uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Saiba que existem muitas pessoas doentes, angustiadas, deprimidas, etc. etc. pelo fato de não conseguirem perdoar o próximo.

Jesus nos ensinou que inclusive aquele que nos aborrece é um próximo, ou seja, talvez você tenha sido caluniado (a), ofendido (a) e até machucado (a), Deus quer que você tenha uma VIDA ABUNDANTE, e sem perdoar, sem amar ao próximo como Cristo nos perdoou e amou será impossível você viver plenamente o que o Senhor possui para a tua vida. Perdoe imediatamente aquele que te aborreceu. peça a ajuda do Espírito Santo, ore ao Senhor e libere o perdão. Deus se alegrará com a tua atitude.

Paulo em 1Co 13.13 nos diz sobre três atitudes imprescindíveis para vivermos neste mundo: A fé, a esperança e o amor; porém ele complementa dizendo que a maior atitude destas três é o amor.

Não ame o próximo como a ti mesmo, Isto é pouco. Ame o próximo assim como Cristo te amou. Isto te trará vida e VIDA ABUNDANTE!