sexta-feira, 26 de agosto de 2011

VENCER AS PREOCUPAÇÕES... ISTO É POSSÍVEL?

Este talvez seja um dos temas mais atuais, não somente no Brasil, mas em todo o Mundo. As pessoas estão preocupadas, sem paz, com angústias, ansiedades, depressões, etc.


Em uma pesquisa recente divulgada pela Folha de São Paulo, existe uma informação que retrata o quanto este assunto é importante.


FOLHA DE S.PAULO - SAÚDE - SÃO PAULO - SP - 02/08/2011 - C10
Na Folha, reportagem cita que uma pesquisa internacional entrevistou 89 mil pessoas
e mostrou que a depressão é mais comum em nações ricas do que em pobres.
O Brasil, porém, representado no estudo por dados colhidos apenas na Grande São Paulo,
foi o país em desenvolvimento com mais pessoas afetadas”.


Esta que promete ser a doença do século, e que está afetando sensivelmente o Brasil, é resultado e consequência de alguns fatores, sendo que as preocupações e ansiedade são preponderantes.


Será que existe a possibilidade de vencer as preocupações? Será que é possível vencer as ansiedades? Será que é possível viver uma vida de paz?


Não quero responder estas questões com filosofias, ou dicas pessoais, e sim através da Palavra de Deus.


Vamos até Filipenses 4.6-8: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai"


Este texto começa com uma ordem: Não estejais inquietos por coisa alguma. Como alcançar isto? Te digo que humanamente seria impossível e que se no texto tivesse um ponto final logo após este imperativo, não poderíamos cumprir esta ordem. Porém Paulo, utilizado pelo Espírito Santo, nos mostra nas palavras seguintes como alcançar este que talvez seja o maior objetivo na vida de muitos seres humanos.


Antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus. Este é o primeiro passo; antes que a preocupação tome conta de nossa mente, devemos imediatamente fazer com que o motivo que está desencadeando esta preocupação seja conhecido diante do Deus Todo Poderoso! 


Paulo não encerra o texto apenas dizendo o quê fazer, mas ele nos ensina como fazer:


  • Pela oração e súplicas: O Senhor Jesus no ensinou na prática o quanto é importante a oração, porém nós não damos a devida importância a esta que é uma atividade que possibilita a realizãção do sobrenatural de Deus em nossas vidas. Jesus orava diariamente, diversos personagens bíblicos se dedicavam à vida de oração e nós não podemos abrir mão desta ação. Paulo registra que não somente devemos orar, mas que também devemos suplicar, ou seja, além de comunicarmos as nossas necessidades ao Senhor, devemos suplicar, pedir, clamar a Ele pela solução do problema que estamos enfrentando. ORE E SUPLIQUE AO SENHOR!
  • Alem de orarmos e suplicarmos, Paulo registra que devemos fazer com ação de graças, ou seja, com Fé. Devemos já agradecer ao Senhor pela intervenção que Ele fará, devemos agradecê-lo pela capacidade que somente Deus possui de resolver todo e qualquer problema. Demonstre  ao Senhor tua gratidão!

Depois de dizer o quê e como fazer, Paulo diz que existirá uma consequência fantástica em nosso ser: E A PAZ DE DEUS, QUE EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO, GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES E OS VOSSOS SENTIMENTOS EM CRISTO JESUS. Querido (a), quando a paz de Deus invadir e guardar o teu coração e também o teu sentimento em Jesus Cristo, não haverá mais espaço para nenhuma preocupação, angústia, ansiedade e depressão. Tua mente estará apta a pensar somente nas coisas que são do alto, como a verdade, tudo o que é honesto, justo, puro, amável, boa fama, qualquer coisa que se houver louvor, nisto você poderá pensar!


Não dê nenhum espaço para que pensamentos desagradáveis invadam a tua mente. Pense somente naquilo que há louvor. Se você está doente, ore, suplique e pense que Ele pode curar. Nisto há louvor, nisto pensai! Se estás abatido, ore, suplique e pense que Deus pode te restaurar. Nisto há louvor, nisto pensai!


Te convido para uma reflexão: Será que eu e você podemos ter mais qualidade na nossa vida de oração a Deus? Será que podemos aumentar a nossa intimidade e relacionamento com o Senhor? Será que podemos assim como Jesus e diversos outros homens e mulheres desfrutarmos de mais tempo a sós com o Senhor? Não sei quais as tuas respostas, mas sei que eu posso melhorar muito o meu relacionamento com Deus, e desfrutar não somente desta colheita espiritual, mas de muitas outras que Deus possui para mim!


Viva uma vida de Colheita Abundante! Viva uma vida de mais intimidade com Deus!


Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário